Existem vários tipos de sociedade empresarial, você sabe quais são? confira neste artigo.

O que é uma sociedade empresarial? 

A sociedade empresarial é a união de duas ou mais pessoas com um interesse em comum de exercer uma atividade. Ao escolher se tornar uma empresa os sócios escolhem se tornar uma sociedade simples, uma sociedade limitada, sociedade em nome coletivo, ou algumas outras que vamos mencionar. 

 

Como funciona uma sociedade empresarial? 

A sociedade não precisa receber uma contribuição exatamente igual entre os sócios,  uma partes pode oferecer um valor mais alto e se tornar o sócio-proprietário. Diante disso, também é possível que as responsabilidades e lucros da empresa sejam variáveis de acordo com cada sócio.
Tudo isso deve ser verificado antes mesmo da empresa começar, através do contrato social.

Quando duas ou mais pessoas estão pensando em começar uma sociedade, o ponto de partida deve ser uma boa assessoria para identificar as necessidades e direitos daqueles sócios. Pontuar todos os direitos e deveres no contrato a fim de evitar qualquer brecha que possa aparecer futuramente.
Um contrato bem feito e amarrado é o pontapé inicial para evitar transtornos futuros.

 

Quais são os tipos de sociedade empresarial?

Neste artigo vamos listar os principais tipos de sociedade previstos em lei e mais praticados entre as empresas. Vamos conferir.

 

Sociedade Simples 

A sociedade simples é composta basicamente pelos prestadores de serviços e exige do profissional o registro de classe para ser formado.

Como exemplo temos o CREA, para os engenheiros, CRO, para os profissionais da área da odontologia e etc.

Este tipo de sociedade não exige registro na Junta Comercial, mas é preciso registrar no Cartório e Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

 

Sociedade Limitada

A sociedade limitada, ou LTDA, requer que todos os sócios invistam financeiramente na empresa e os seus sócios podem ser até mesmo outras pessoas jurídicas. Um dos sócios atua como o  administrador da empresa e ele possuirá a responsabilidade legal pela função no contrato social da empresa.

Nessa sociedade os sócios não respondem pessoalmente pelas dívidas da empresa, mas sim o capital da própria empresa. Dessa forma, apenas em situação extraordinária o sócio será responsabilizado com o seu patrimônio pessoal.

O seu registro deve ser feito na Junta Comercial Estadual.

 

Sociedade em Nome Coletivo

Neste tipo de sociedade os membros respondem pessoalmente pelas dívidas da empresa, todos são solidários com as dívidas contraídas pela sociedade.

Vale mencionar que neste tipo de sociedade apenas podem participar pessoas físicas.

 

Sociedade em Comandita Simples 

Neste modelo de sociedade se aplicam duas qualidades de pessoas: os comanditários e os comanditados.

Os comanditados são responsáveis por cuidar do capital social da empresa e possuem participação administrativa.

Já os comanditários não fazem parte do quadro administrativo da empresa.

Apenas os comanditados estão no na razão social da empresa e todas as regras dessa sociedade precisam estar bem previstas no contrato social.

 

Sociedade Comandita por Ações

A sociedade comandita por ações tem o seu capital dividido por cotas entre os sócios administradores, denominados diretores, que terão sua responsabilidade ilimitada.

 

Sociedade Anônima 

Também tem o seu capital dividido por cotas, porém os detentores das cotas, denominados “acionistas” respondem na limitação dos seus investimentos (ações). 

 

Sociedade Cooperativa

A sociedade cooperativa pode ser dividida entre 3 categorias: 

 

  • Singulares

 

Formadas, via de regra, apenas por pessoas físicas.

 

  • Federações cooperativas

 

Compostas a partir de três sociedades cooperativas singulares.

 

  • Confederações de cooperativas

 

São compostas por 3 ou mais federações cooperativas.

 

Qual o melhor tipo de sociedade empresarial?

Agora que você já conhece os principais tipos de empresas, identifique qual se adequa ao seu negócio e aos seus sócios.

Para abrir a empresa é necessário elaborar o contrato social e proceder o registro junto ao cartório ou junta comercial, de acordo com cada caso.

Para identificar a sociedade ideal e fazer o contrato social da empresa os sócios podem buscar o apoio de um advogado especialista em direito empresarial.