A sustentabilidade é um assunto que se torna cada vez mais recorrente, pois hoje identificamos que nossa demanda exige a utilização de recursos naturais que são limitados e não são suficientes para as nossas necessidades.

Uma parcela da responsabilidade pela utilização desenfreada de recursos naturais são as próprias empresas e por isso as organizações têm investido, cada vez mais, em ações e programas de responsabilidade socioambiental.

Entenda o que é a Responsabilidade Socioambiental:

A responsabilidade socioambiental parte do cumprimento de leis e normas relacionadas à preservação do meio ambiente e segue um caminho muito mais amplo que abrange compromisso e mudança.

Como compromisso, a responsabilidade socioambiental exige uma mudança nas políticas da corporação e na cultura da empresa, para que sua atuação seja pautada na preservação do meio ambiente e no futuro no planeta para as gerações futuras.

A mudança é inevitável, principalmente na postura dos gestores organizacionais, pois isso repercutirá nas ações adotadas pela empresa e refletirá também nos próprios colaboradores e na rotina de trabalho e de vida.

A responsabilidade socioambiental implica um bom relacionamento da empresa com a comunidade e os órgãos governamentais que se envolvem com causas relacionadas ao meio ambiente.

Outro ponto importante é definir as práticas que demonstrem aos stakeholders o compromisso da companhia com a sustentabilidade.

A responsabilidade socioambiental é um compromisso com a sociedade, com o meio ambiente e com as gerações futuras e deve fazer parte dos valores da companhia.

A busca por uma nova forma de atuação

A atuação com responsabilidade na sustentabilidade impõe uma nova forma de trabalho. É necessário reavaliar as atividades exercidas pelas empresas para identificar os impactos que possam ser causados ao meio ambiente.

É preciso avaliar como os impactos podem ser reduzidos ou, se possível, eliminados.

Responsabilidade Socioambiental também é vantagem para a empresa

Se comprometer com o meio ambiente é hoje um tema muito relevante sob o ponto de vista ético. As empresas que apresentam o seu compromisso com o meio ambiente possuem um papel de destaque e bem vistos pelo público em geral, e principalmente pelo público alvo (consumidor).

Isso faz com que a campanha de marketing da empresa tenha um valor agregado, algo que faz sentido para as pessoas.

Empresas que possuem responsabilidade socioambiental podem e devem utilizar sua contribuição para o meio ambiente como tema para o marketing, melhorando a imagem da empresa ao mesmo tempo que contribui para o meio ambiente.

Outra repercussão sobre isso são os próprios empregados. A empresa que colabora com o meio ambiente dá sentido ao trabalho de muitos empregados que se sentem motivados ao trabalhar em uma organização que possui responsabilidade socioambiental. As pessoas trabalham cientes de que estão fazendo bem ao planeta e ajudando as futuras gerações e isso afeta a qualidade do serviço e o desempenho do trabalhador.

Como aplicar a responsabilidade socioambiental na organização?

Aplicar a responsabilidade socioambiental na corporação exige esforço, interesse e dedicação.

Muitas empresas, como forma de conscientizar e criar soluções criativas fazem comitês organizacionais para reunir pessoas que possam propor ações e que identifiquem e mensuram os impactos socioambientais da companhia dentro e fora do ambiente corporativo.

Neste processo de aplicação da responsabilidade socioambiental envolver os colaboradores é algo muito importante, todos devem se sentir parte do processo de colaboração para o bem comum, qual seja, o meio ambiente.

Uma opção na hora de implementar a responsabilidade socioambiental na corporação é buscar a consultoria especializada para adotar as boas práticas na corporação atendendo às suas necessidades, as necessidades dos colaboradores, consumidores e principalmente, do meio ambiente.