Saiba como declarar imposto de renda de pessoa jurídica e confira dicas especiais para facilitar o processo.

 

A declaração do imposto de renda para empresas pode parecer um bicho de sete cabeças, mas se você se organizar vai perceber que o processo é na verdade bem simples. 

Para perder o medo do leão, confira neste post como declarar imposto de renda de pessoa jurídica e algumas dicas básicas para agilizar tudo. 

Como funciona imposto de renda para empresas?

O Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) é válido para todas as pessoas que possuem empresas. Apenas para quem segue o regime tributário Simples Nacional fica de fora da declaração separada, mas ainda precisa declarar o faturamento todo ano.

Ao contrário do imposto de pessoas físicas, a declaração das empresas deve ser feita trimestralmente nos dias 30 ou 31 de março, junho, setembro e dezembro. Essa regra pode mudar para quem segue o regime de Lucro Real. 

O sistema tributário nacional pode ser bem complexo, mas se você fizer tudo com calma e atenção, verá que o imposto de renda empresarial não é tão difícil quanto parece. 

A Receita Federal disponibiliza diversos programas para sua empresa que vão facilitar o processo e você pode baixá-los no site oficial do órgão. 

Dicas para declaração do imposto de renda para empresas

Declaração do imposto de renda para empresa

Agora que você entendeu como funciona imposto de renda para empresas, fica bem mais fácil se organizar, não é mesmo?

Para te ajudar ainda mais nessa missão, separamos algumas dicas de organização de documentação do imposto de renda para quem tem empresa. Confira:

1 – Organize os documentos antecipadamente

Essa dica você já deve ter cansado de ouvir, certo? Mas nunca é demais relembrar a importância de organizar tudo com antecedência para evitar qualquer problema, principalmente quando o assunto é imposto de renda empresarial. 

 

2 – Utilize aplicativos para organização

A declaração do imposto de renda para empresas pede uma lista de documentação, por isso quanto mais maneiras para facilitar a sua organização, melhor. Guardar os documentos necessários em serviços de armazenamento na nuvem é uma ótima forma de fazer isso. 

3 – Atente-se ao prazo

Essa é uma das principais dicas de imposto de renda para quem tem empresa: muita atenção ao prazo! Saiba a data de entrega e se programe para organizar tudo no tempo correto para evitar multas. 

Saber como funciona imposto de renda para empresas já é meio caminho andado para agilizar o processo, mas você também pode contratar um profissional para tomar conta de tudo para você. 

4 – Faça os cálculos

Um dos primeiros passos de como declarar imposto de renda de pessoa jurídica é saber o valor dos tributos que você precisará pagar. Isso permite um planejamento financeiro antecipado e evita gastos inesperados. 

Para isso, também é essencial ter um bom planejamento tributário. A Monticelli & Pessoa tem profissionais especializados nesta área e pode te ajudar com toda a parte jurídica da sua empresa!

Acesse o site e tire dúvidas sobre imposto de renda para quem tem empresas.