Entenda o que é assessoria jurídica empresarial e como ela pode ajudar na gestão do seu negócio.

 

O que é assessoria jurídica para empresas?

Antes de falar sobre as vantagens, é preciso entender o que é assessoria jurídica. Os advogados que atuam nesta área tem como objetivo auxiliar os empreendedores com toda a parte jurídica da empresa.

A assessoria pode auxiliar a solucionar questões jurídicas em andamento e ainda atuar na prevenção, garantindo o cumprimento de todas as exigências legais, esclarecendo dúvidas, fiscalizando e evitando problemas futuros com a justiça. 

O Brasil é um país muito burocrático, portanto a assessoria jurídica para empresas se torna essencial e isso vale para pequenas e médias empresas também. Muita gente ainda acredita que só grandes empresas precisam de assessoria, mas não é bem assim.

A consultoria ajuda a evitar os problemas mais comuns ao iniciar um negócio, como a falta de pagamento dos impostos, e ajuda ao longo do caminho, contribuindo para o crescimento do negócio. 

Por que ter uma assessoria jurídica?

Assessoria jurídica empresarial

Agora que já entendemos o que é assessoria jurídica, podemos falar sobre as vantagens do serviço para a sua empresa. 

Se você está se perguntando por que ter uma assessoria jurídica, confira esses 4 motivos: 

1 – Fiscalização da legalidade

Já comentamos que uma das principais vantagens da assessoria jurídica é fazer com que a sua empresa cumpra todas as exigências legais, certo? 

Esse serviço sempre terá uma função fiscalizadora e consultiva na empresa, esclarecendo todas as dúvidas sobre leis trabalhistas, cobranças de impostos e direitos dos consumidores, por exemplo. Isso facilita e agiliza os processos burocráticos.

2 – Cuidados com a parte burocrática

A assessoria pode trazer mais segurança jurídica às questões burocráticas da empresa, como elaboração de contratos, notificações, requerimentos e documentos em geral. 

Ao invés de produzir uma documentação padronizada, um advogado especializado sabe redigir modelos individuais, específicos para cada situação, atendendo melhor a proposta do documento. 

3 – Defesa da empresa

Uma das maiores vantagens da assessoria jurídica é a defesa da empresa em questões jurídicas. Isso é válido tanto para a entrada de ações por parte da sua empresa, quanto para a defesa de casos em que a companhia foi processada.

Todo o processo de prevenção é feito para evitar qualquer problema judicial, mas caso aconteça, é bom saber que você terá um profissional qualificado para fazer a sua defesa. 

4 – Melhoria do seu negócio

Além dos cuidados com a legislação, a assessoria jurídica empresarial ainda pode ajudar a diminuir os gastos da sua empresa e contribuir para o crescimento do seu negócio através da proposta de soluções estratégicas. 

Processos jurídicos (que podem ser evitados com a assessoria) demandam tempo e tem alto custo para a empresa, só de evitá-los você já economiza muito e ainda pode focar em ações para o desenvolvimento da empresa. 

Outro ponto é com relação à carga tributária: uma assessoria jurídica pode te ajudar a encontrar meios legais de reduzir esses impostos. 

A Monticelli & Pessoa é especialista em direito empresarial e oferece toda a assessoria jurídica para a sua empresa! Acesse nosso site para conferir.