Entenda o que é planejamento tributário e as vantagens para o seu negócio!

 

A complexa carga tributária brasileira sobre as empresas pode ser motivo de dor de cabeça para muitos empreendedores. Uma das maiores vantagens do planejamento tributário é tornar esse processo mais simples e organizado.

Se você quer entender melhor o que é planejamento tributário e como ele pode ajudar na contabilidade da sua empresa, acompanhe o nosso post!

O que é planejamento tributário?

Planejamento tributário nas empresas

Um levantamento feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) demonstrou que a alíquota incidente sobre o lucro das empresas brasileiras é de 34%, tornando-nos o país que mais tributa empresas.

O planejamento tributário é necessário exatamente para fazer a gestão desses tributos e também para tentar diminuir a carga tributária da empresa. Isso serve para diminuir as despesas do seu negócio e, consequentemente, reduzir os preços do produto final, permitindo uma venda mais competitiva no mercado.

Existem três formas de fazer o planejamento: pelo regime Simples Nacional, por Lucro Presumido e por Lucro Real. O primeiro tipo de planejamento tributário nas empresas é destinado para aqueles que faturam até R$4,8 milhões ao ano.

Já o Lucro Presumido é utilizado para calcular a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica). Para isso, presume-se o lucro da empresa conforme seu faturamento. 

Já o Lucro Real tem como base o faturamento mensal ou trimestral da empresa e incidência no lucro efetivo. 

Por que fazer planejamento tributário?

Agora que você entendeu melhor o que é planejamento tributário, vamos falar sobre as vantagens do processo. Separamos 4 motivos para fazer planejamento tributário no seu negócio, confira:

1 – Economia no pagamento de impostos

Como já citamos, uma das maiores vantagens do planejamento tributário é reduzir os impostos pagos pela sua empresa. Para isso, conte com um especialista que conheça a legislação e encontre caminhos legais para essa redução.

2 – Evitar incidência de impostos

O planejamento tributário nas empresas permite estudar a carga tributária e diminuir as despesas evitando incidência de impostos. Você pode pesquisar como funciona (e se existe) isenção de impostos na sua cidade, por exemplo. 

3 – Fiscalização da legalidade

Um dos principais motivos para fazer planejamento é a fiscalização da legalidade. Acima da economia, sua empresa deve estar dentro da lei e, para evitar problemas, é essencial fazer um estudo adequado para reduzir os impostos. 

Conhecer os principais impostos pagos por empresas no Brasil e saber o caminho legal para evitar gastos desnecessários só traz benefícios para o seu negócio. 

4 – Organização administrativa

A organização administrativa também é uma das vantagens do planejamento tributário nas empresas. Fazer a gestão do pagamento de impostos e buscar alternativas legais para economizar permite ter uma visão geral da situação financeira da empresa e assim destinar melhor seu dinheiro. 

Entendeu por que fazer planejamento tributário é importante? Para te ajudar nesse processo, nada melhor do que ter alguém especializado como os profissionais da Monticelli & Pessoa.

Somos um escritório de advocacia especializado em direito empresarial e tributário. Acesse o site para saber mais sobre nossos serviços!