Confira dicas para saber se sua empresa está pagando impostos a mais e entenda como funciona a Restituição de pagamento de impostos indevidos!

 

Muitas empresas ainda não sabem todos os direitos que possuem e por este motivo acabam perdendo muito dinheiro, principalmente no pagamento de impostos a mais.

Seja por erro do contador ou mesmo uma confusão na compreensão da legislação de impostos, é comum que algumas empresas paguem mais do deveriam e muitas vezes nem saibam que estão fazendo isso e que podem ter uma restituição.

Para descobrir como está a situação da sua empresa neste quesito, confira algumas dicas para verificar se você está pagando impostos indevidos e fique de olho a partir de agora.

Como saber se sua empresa está pagando impostos indevidos?

Impostos e taxas

A primeira coisa a se fazer para saber se houve algum pagamento de impostos a mais é analisar o extrato do Simples Nacional da sua empresa (um regime tributário diferenciado que contempla organizações que possuem uma receita bruta anual de até R$4,8 milhões), uma vez que este documento retrata com detalhes como você paga os impostos nesse regime.

É recomendável analisar também todos os documentos de entrada e saída da empresa, bem como verificar o NCM, CFOP, ICMS ST e datas de venda. 

Essas são algumas maneiras simples de como saber se sua empresa está pagando impostos indevidos e regularizar sua situação contábil!

Auditoria

Uma maneira de obter ajuda para saber como anda seu pagamento de impostos é consultando uma segunda fonte.

Em uma auditoria, um exame mais profundo sobre os livros e registros contábeis será feito permitindo que a empresa visualize possíveis erros no pagamento de impostos.

Consultoria

Uma outra solução é contratar consultoria para o setor contábil da sua empresa.

Um consultor auxiliará a sua empresa na escolha do melhor modelo de tributação e apontará exatamente o que se deve recolher e o que se deve pagar.

Restituição de pagamento de impostos indevidos 

Se você identificou que a sua empresa anda fazendo o pagamento de impostos a mais do que deveria, o que pode te tranquilizar é que a Receita Federal devolve o que foi pago de errado.

A Restituição do Simples Nacional permite que o contribuinte receba de volta o valor referente ao pagamento de impostos indevidos e os resultados dessa recuperação podem aparecer em 30 ou 60 dias na caixa da organização.

Entre os impostos que é possível recuperar pela restituição do simples nacional estão:

  • ICMS ST (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços por Substituição Tributária)
  • PIS (Programa de Integração Social)
  • ISS (Imposto sobre Serviço)
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Consultoria empresarial 

Fica mais fácil saber se sua empresa está pagando mais impostos que deveria por meio de uma consultoria!

Aqui na Monticelli & Pessoa trabalhamos com consultoria na área empresarial com o foco voltado para o direito tributário e temos uma equipe altamente capacitada a ajudar a sua empresa!

Acesse nosso site e entre em contato conosco para saber mais!