Confira uma lista de direitos que todo consumidor deveria conhecer e se sinta mais seguro no seu dia a dia.

Fazer compras é algo que a maioria das pessoas gosta, mas que por vezes acaba gerando uma dor de cabeça e a melhor forma de evitá-la é conhecendo os direitos do consumidor.

Conhecer os seus direitos na hora da compra é essencial para ter argumentos caso receba alguma mercadoria com danos e claro, para aproveitar 100% desse momento.

A maioria das pessoas não conhece por completo os seus direitos como consumidor, por outro lado buscar a lei é considerado muito trabalhoso e até mesmo a vergonha de fazer uma reclamação acaba por trazer grandes perdas aos clientes.

Mas fique tranquilo, neste artigo reunimos os principais direitos que todo consumidor deve saber que possui para que as chances de você sair lesado de uma aquisição ruim sejam diminuídas.

Direitos do consumidor na hora da compra

Direito do consumidor na compra

Antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço, para evitar dores de cabeça, sempre pesquise preços, condições de pagamento, entrega e juros para que no início já garanta uma boa compra ou investimento.

Mas se você precisar recorrer ao órgão de defesa do consumidor, saiba que existem alguns direitos básicos que todo mundo deveria saber que podem te resguardar em algumas situações. Conheça algum deles.

1 – Direito de arrependimento 

Um dos direitos que todo consumidor deveria conhecer é o de arrependimento de compra.

É comum arrepender-se de comprar algo, nos casos de compras feitas via telefone ou internet o consumidor pode recorrer ao seu direito.

O prazo para desistir da aquisição é de até 7 dias após a data de recebimento do produto e o valor gasto será ressarcido.

2 – Cobrança indevida 

Um dos principais direitos que todo consumidor deve saber que possui é o de ser ressarcido até mesmo com o dobro do valor e com acréscimo de juros e correção monetária em casos de cobrança indevida.

Esse é um direito previsto no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.

Por exemplo, a cobrança da taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet é ilegal mas poucos sabem disso.

3 – Amostra grátis 

Não é permitido que as empresas cobrem por um produto ou serviço que o consumidor não solicitou.

Caso você se encontre nessa situação, o produto é entendido como uma amostra grátis; se você pagou por algo tem direito à restituição do valor.

4 – Venda casada

É comum que alguns estabelecimentos atrele um produto a outro na hora da venda, mas entre os direitos que todo o consumidor deveria conhecer é que ele não é obrigado a ter que comprar dois produtos!

5 – Orçamento 

Quando você leva uma mercadoria para conserto, o estabelecimento é obrigado a realizar um orçamento prévio onde conste todos os custos do reparo.

A manutenção só pode ser realizada após o consumidor analisar o orçamento e autorizar o reparo.

6 – Gravação de chamadas

Quando liga para o Serviço de Atendimento ao Consumidor e para operadoras de telefonia, por exemplo, o consumidor tem direito a gravação de suas chamadas e pode solicitá-las quando quiser desde que anote todos os protocolos.

Conheça os seus direitos básicos 

Esses são alguns dos muitos direitos do consumidor na hora da compra e que todos deveriam saber antes de fazer qualquer aquisição.

Se você precisa de consultoria neste aspecto para conhecer mais sobre os seus direitos e como pode acionar todos eles em determinadas situações conte conosco da Monticelli & Pessoa.

Uma de nossas especializações é o direito civil e podemos assegurar todos os seus direitos! 

Visite nosso site para ter mais informações!