Confira importantes dicas de como gerir os tributos de sua empresa e fazer o planejamento do pagamento de impostos.

Um dos grandes desafios de todo empresário está na área contábil, principalmente em relação às maneiras de gerenciar os impostos pagos pela empresa, uma vez que o Brasil só perde para Cuba na lista de países da América Latina que mais pagam impostos e os tributos a se pagar não são poucos.

Um bom gerenciamento de tributos na empresa evita o pagamento de multas, penalidades e ajuda a manter o funcionamento correto das atividades de trabalho.

Para aprender como gerenciar os tributos da empresa de maneira correta continue a ler este artigo e veja as dicas especiais que preparamos.

Dicas de como gerir os tributos da sua empresa

Cálculo de Impostos

Existem algumas atitudes simples que vão te ajudar na descoberta de como otimizar a gestão de tributos da empresa. Confira a seguir:

1 – Mantenha-se informado e atualize seus registros 

A primeira das dicas de como gerenciar os tributos da empresa é manter-se atualizado sobre os impostos que a organização deve pagar para conseguir boas deduções na carga tributária.

É preciso entender exatamente o que você está pagando antes de qualquer coisa!

E ainda para conseguir gerenciar os impostos pagos pela empresa corretamente, certifique-se de sempre ter atualizado os registros como um meio de controle de patrimônio e até mesmo de defesa.

2 – Invista no planejamento tributário

Uma das maneiras de otimizar a gestão tributária da empresa é investindo no planejamento para os tributos.

É possível planejar as suas ações e fazer uma previsão de custos para ter mais organização e até mesmo conseguir economizar no pagamento de impostos.

3 – Contrate um escritório contábil 

Toda empresa deveria ter ao menos um contador!

Se você quer saber como otimizar a gestão de tributos da empresa uma das respostas é muito simples: contrate mão de obra especializada para ficar de olho no livro contábil da empresa e evitar atrasos, pagamentos indevidos e outros tipos de erros.

4 – Enquadramento tributário 

Mais uma das dicas de como gerir os tributos da sua empresa é exercer o seu direito garantido por lei de escolher de que forma será realizado o cálculo dos impostos.

No país temos 4 modalidades com diferentes perfis para definição do enquadramento tributário.

São elas:

Optando pelo regime que mais se enquadre com os seus negócios, a empresa economizará consideravelmente em relação aos impostos.

Para isso analise o tipo de atividade realizado no seu negócio e qual é o seu faturamento anual.

 5 – Realize auditorias

A última dica de como gerenciar os impostos pagos pela empresa é realizar auditorias para que erros e não conformidades fiscais sejam detectados com mais facilidade.

Contratar consultoria de profissionais especializados também é uma solução!

Consultoria especializada 

Falando em consultoria especializada, nós da Monticelli & Pessoa podemos te ajudar não só descobrindo maneiras de otimizar a gestão tributária da empresa como em outros aspectos tributários.

Contamos com uma equipe altamente capacitada e especializada em direito civil pronta para te ajudar.

Acesse nosso site para saber mais!